Experiência
- Sócio da PwC com 23 anos de experiência em auditoria externa. Líder de expansão de negócios do escritório do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Atuou como sócio de auditoria externa em grandes grupos empresariais locais, multinacionais, familiares e organizações de interesse público, incluindo empresas do segmento de energia elétrica, industrial, infraestrutura e navegação.
- Em 30/06/2024 deixou a sociedade da PwC e em 01/07/2024 fundou a ROSS Advisors juntamente com ex-membros da PwC.
- Conselheiro na SYG BioEnergia – Start-up de geração de energia elétrica a partir da termodecomposição do RSU (resíduo sólido urbano).
- Conselheiro Grupo Provale – Empresa de mineração de Barita e Carbonato de Cálcio.
Formação
- Certificado pelo IBGC para atuar como membro de Comitê de Auditoria
- Certificado pelo CFC para atuação em Auditoria de Empresas de Capital Aberto (CNAI QTG e CVM)
- Graduado em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes
- MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC
- JUR – Aspectos jurídicos para conselheiros de empresas (Celint)
- PFC – Programa de formação de conselheiros (Celint)
- ConCertif – Certificação de Conselheiros Consultivos
- Cursos de educação continuada efetuados ao longo do ano
Resumo da Experiência
- Possuo 23 anos de experiência trabalhando em empresa de auditoria e consultoria global (Big 4). Admitido a sócio de auditoria externa na PwC em 2019, participei do corpo executivo com funções pelas áreas de recrutamento no escritório do Rio de Janeiro, além liderar o programa de expansão de novos negócios do escritório do Rio de Janeiro, abrangendo também a região do Espírito Santo.
- Como sócio de auditoria externa, era responsável técnico de projetos de exame de auditoria das demonstrações financeiras preparadas de acordo com as normas do Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC) e de acordo com o International Financial Reporting Standards (IFRS) para empresas de públicas, privadas, familiares, como também, empresas registradas na Security and Exchange Commission (SEC).
- Com base no resultado dos trabalhos de auditoria efetuados, também era responsável pela emissão de relatórios com recomendações para melhoria dos controles internos, processos contábeis e de preparação de relatórios emitindo opinião sobre as demonstrações financeiras auditadas.
- Participei como um dos sócios de auditoria responsáveis pelo processo de privatização do Grupo Eletrobras ocorrido em 2022, bem como vivenciei na prática tudo que estudei relacionado a fraude contábil em empresas de capital aberto e fechado.
Principais segmentos de atuação como responsável de auditoria, dentre outros:
- Energia: Geração, Distribuição e Transmissão (Grupo Eletrobrás, Eneva, Neoenergia, Isolux, Belo Monte
Transmissora, SoEnergy); - Industrial: (Arlanxeo, Laboratórios B.Braun, Nexans, Souza Cruz);
- Infraestrutura: (Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – atual Naturgy e MRS Logística S.A.;
- Navegação: (Seadrill, Sapura Navegação, Transpetro, Dofcon).