Nossa governança

Conselho Consultivo e Diretoria

O quadro de dirigentes da ABC³ é: Presidente, Diretor Sênior, Diretores Executivos e Diretores Secretários.

Nosso Conselho Consultivo é formado por até 7 (sete) membros associados escolhidos aos cargos de Diretoria por consenso entre o GIP e a certificadora, com 1 (uma) cadeira cada e por votação bianual, nas Assembleias Gerais Ordinárias, de até outras 5 (cinco) cadeiras a sócios remidos e contribuintes.

Este Board possibilita a integração do quadro executivo, dedicado ao bom funcionamento da associação e ao Programa Vivências em Governança Corporativa para os Conselheiros Consultivos, que traz um modelo para os associados.

Os Conselheiros Consultivos do Board da ABC³, Diretores e Independentes, exercem atividades como Facilitadores nos Comitês Temáticos e em projetos através de Mentoria por área de expertise e Aconselhamento em projetos.

Anualmente, até dois Conselheiros Consultivos Independentes são indicados pela Diretoria a fim de participar das atividades do Board, sem direito a voto.

A Secretaria da Diretoria, vivência necessária para conselheiros consultivos, é desempenhada por dois diretores voluntários, que assumem as atribuições oportunizando as melhores práticas de comunicação e gestão de documentos, articulando reuniões e mantendo transparência e eficiência à esfera administrativa da associação.

SECRETARIA

Nosso Conselho Consultivo é formado por profissionais experientes e qualificados, que prestam mentoria e aconselham nossos sócios.

Conselho Fiscal

Nosso Conselho Fiscal é um órgão integrado à associação, mas que atua de maneira independente.

O Conselho Fiscal representa o órgão supervisor e fiscalizador da ABC³, e é composto por 3 (três) membros titulares e até 2 (dois) suplentes, todos eleitos em Assembleia Geral Ordinária para exercer mandatos de 2 (dois) anos, sendo vedada a reeleição consecutiva.

Formado preferencialmente por membros associados especialistas em gestão, finanças e contabilidade, a finalidade é acompanhar processos internos e contas, fiscalizar e opinar sobre as atividades administrativa-financeiras praticadas pelos nossos dirigentes.

As boas práticas de controladoria e compliance integram a vivência em atividades similares em Boards aos associados.

Comitês Temáticos

Nossos Comitês Temáticos são formados por membros associados generalistas e especialistas, que atuam em vivências com ampla troca de experiências em Projetos, Planos de Contingências, Mapas de Riscos, Planejamentos Estratégicos e outras demandas inerentes a associações e aos ambientes de negócios. Todos os Associados poderão manifestar interesse em integrar os Comitês Temáticos existentes, voluntariamente. Será preferível, e poderá ser requisito, que os Associados que desejem integrar um Comitê sejam especialistas ou tenham experiência na área específica de atuação do órgão. Os membros integrantes de cada Comitê Temático devem eleger um coordenador e um vice coordenador, para serem os responsáveis pela condução dos trabalhos. Caberá também aos Comitês Temáticos discutir e propor ações pertinentes à sua temática para serem debatidos com a Secretaria Executiva e avaliados pela Diretoria e Assembleia Geral. Atuamos com 6 (seis) Comitês Temáticos:
  • Comitê Temático de Operações;
  • Comitê Temático de Estratégia e Marketing;
  • Comitê Temático de Associados e Comunicação Interna;
  • Comitê Temático de Educação, Conteúdo e Eventos;
  • Comitê Temático de Ética e Integridade;
  • Comitê Temático de Sustentabilidade.
  Os Comitês Temáticos possuem gestão descentralizada e autonomia, em mais uma forma de “Vivência em Governança Corporativa”, e desenvolvem as atividades de Networking e Life Longing Learning, como o Shaking Hands e os Grupos Autogeridos.   Os atuais temas em discussão dos Grupos Autogeridos são:
  • Mulheres Conselheiras;
  • Empresas de Família;
  • Finanças;
  • Varejo;
  • Agronegócio;
  • ESG
  • Inovação & Startup