O que um conselheiro consultivo pode dizer sobre um novo ano, nova atitude?

Foi dada a largada! São 365 dias de corrida ao encontro de seus sonhos e realizações!

E o novo não está tão novo assim, pois ainda temos as mesmas manchetes de jornal a nos impactar: pandemia, eleição, guerra, fome, pobreza e alteração climática.

Desejamos o novo, mas vamos nos contentar em herdar 2019, 2020 e 2021 e todos os projetos deixados para depois e mais ainda, as intenções de uma vida de qualidade modelada em tempos de confinamento e extremo autoconhecimento “ser” e não do “ter”.

Uma das teorias que mais revisitei nessa curva de rio que o distanciamento provocou foi a do psicólogo americano Abraham Harold Maslow.

Em 1943, ele publicou sobre o tema no artigo “A teoria da motivação humana” na revista Psychological Review.

E 76 anos depois, sua pirâmide de 5 andares representando a Hierarquia das Necessidades Humanas foi dinamizada por um vírus mortal. 

Maslow, no pós pandemia, deverá ser reformulada para 7 apreensões humanas:

  • Sobrevivência: quem será o próximo a se infectar?
  • Saúde mental: o seu microfone está no mudo?
  • Fisiológicas: o que vamos pedir hoje no iFood?
  • Segurança: quantos megas tem nossa internet?
  • Afeto: amo a pessoa que me torno a cada dia!
  • Estima: adoro dançar no Tik Tok e no Reels!
  • Auto realização: qual receita postarei no Instagram hoje?

E acredite, você terá muitas frases para exemplificar essa proposta de revisão teórica.

Passamos mais tempo conectados do que jamais imaginamos…e tudo pareceu informação, dica, leitura edificante ou cultura digital.

Um novo ano, uma nova atitude: e como um conselheiro consultivo pode ajudar?

Não! Não é isso. Na verdade, ainda estamos no maior dos ensaios sociológicos, que nunca jamais nos atentamos que viveríamos. As horas online nos aproximaram da nova fase da humanidade: o metaverso.

A realidade não real, que vamos nos acostumar chamar de normal, já faz parte dessa geração e sequer sabemos conduzir uma reunião em plataformas; santa inocência dos aventureiros digitais de plantão!

Para se ter noção do quanto é irreal o que consumimos pela Internet, pergunto: será que Einstein disse mesmo que “insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes?”.

Aos adoradores de frases e memes, infelizmente escancaro mais uma Fake News! Einstein nunca disse isso!

E digo mais. O mais do mesmo já está em nosso cotidiano, seja em lives ou nos vídeos em mídias sociais.

Assim, a repetição que faz do cérebro um órgão musculoso para os Outliers, os profissionais fora de série, também já nos conduz a uma nova boiada.

Os resultados diferentes, divergentes ou inesperados, enfim, todos serão resultados da mesma prática do antigo eu: o de esperar que o ano se renove e que algo bom aconteça por milagre ou sorte.

Pois, não é o eu que está assumindo a nova trajetória do mundo…é o nós, o coletivo, o plural.

Assim, mesmo que eu faça o mesmo, isso será anulado pelo o que os outros fazem…simples assim!

Então, o novo tempo é de deixar as listas do que fazer no novo ano e assumir o seu papel social.

Contém além dos 365 dias de 2022. Avancem anos. Façam uma seleção de momentos de vida com humanidade que deseja ter.

Aproveitem as suas intenções e incluam na lista de 2022:

  • Quero e vou conhecer e ouvir duas pessoas com pensamentos e experiências de vida diferentes da minha por mês. As respeitarei e aprenderei novos pontos de vista!
  • Quero e vou assumir atitudes de consumo consciente todos os dias deste e dos anos seguintes. O mundo me convoca a ser ecologicamente ativo!
  • Quero e vou testemunhar a ABC³ implantando Boards em todas as PMEs, startups, scale-ups e empresas familiares do Brasil! Juntos somos mais fortes!

O que deve ser o mesmo a trazer resultados é nossa fé, perseverança, otimismo e resiliência. Se alguém nos questionar, responderemos: “não sei quanto a você, mas na minha vida real eu crio o universo que até Einstein diria: você é um Conselheiro Consultivo fora de série!

Então, 2022, pode vir! Estamos prontos!

Acesse o site www.abc3.org.br e siga as novidades nas redes sociais.

conselheiro consultivo

Autora:

Adriana Abud é Médica, Ouvidora e Conselheira Consultiva Certificada ConCertif®N1. Diretora, Board Member e fundadora da ABC³ – Associação Brasileira de Conselheiros Consultivos Certificados. Atua como Consultora de Negócios da Cadeia de Alimentos pelo APP Ouvidoria Alimentar®. Expert em ESG e Cultura de Segurança dos Alimentos, sendo reconhecida como voluntária destaque do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos pela FAO/OMS/ONU.