Moda ou necessidade, o fato é que, cresce a adoção de Governança nas empresas e a utilização de um Conselheiro Consultivo.
E o mais interessante é que também nesta área, cresce o tema da diversidade em gênero, etnia, idade, área de atuação, onde cada membro possa agregar valor relevante com seu conhecimento e experiência.
Mas, a jornada para integrar um Board, para ser um Conselheiro Consultivo deve ser bem estruturada, planejada e delineada.
Afinal, você quer ter perenidade em sua atuação, certo? Para tanto, há de se ter consistência e coerência entre sua “promessa” e “entrega”, e isso exige, estudo, profissionalização, determinação, vivência.
Há cinco anos, diante da minha profunda experiência e vivência nas áreas de comportamento do consumidor e varejo, fui convidada para integrar o Board de um varejista médio do interior de SP.
E, de repente, eu ali, no Board, diante da primeira reunião.
E, apesar dos meus mais de 30 anos na área, da minha jornada como alta executiva de uma multinacional, Brasil e Latam, consultora, empresária, senti na pele a necessidade de profissionalização na área.
Os grandes percalços e desafios para um Conselheiro Consultivo
Hoje, cinco anos depois, de uma busca incessante por formação, certificação, qualificação, profissionalização, e fazendo parte de alguns conselhos, inclusive, em diferentes áreas – TI, Educação e Varejo –, compartilho o que aprendi através dos 10 passos básicos de “uma vez conselheiro consultivo certificado”.
Espero que esse passo a passo possa, de fato, contribuir com você que inicia nesta jornada que é, sem dúvida, extraordinária.
1º ) Tenha clareza nas razões (porquês) de você se tornar um Conselheiro Consultivo.
Parece fácil? Ledo engano. Entender as razões de você se tornar um conselheiro, no caso, consultivo, no meu caso, exigiu um repensar do meu propósito de vida e do legado que eu gostaria de deixar.
2º.) Estabeleça qual sua real contribuição.
Ter clareza na sua real contribuição e na sua relevância enquanto conselheiro torna muito mais efetiva suas ações de prospecção.
3º.) Determine o tempo que você poderá dedicar à atividade de Conselheiro Consultivo
Ser conselheiro vai exigir de você foco, dedicação, comprometimento com os resultados. Ledo engano se você pensa que é somente aquela reunião mensal…
4º.) Busque o aperfeiçoamento contínuo na área.
Faça cursos de formação, certificação. Acesse livros e artigos de referências na área. Frequente eventos.
5º.) Estude e se familiarize com matérias essenciais como: finanças, riscos corporativos, entre outros.
6º.) Amplie sua rede de contatos e trocas de experiência na área.
7º.) Associe-se a alguma rede / associação para aprimorar seus conhecimentos e construir network.
8º.) Busque empresas nas quais sua expertise seja relevante, por vezes, um diferencial.
9º.) Desenhe seu plano de prospecção, mas lembre-se: ao prospectar uma empresa, conheça-a o máximo possível. Avalie a natureza do negócio, a estratégia da empresa e se possuem sinergia com seu perfil e área de expertise, pesquise como a empresa está estruturada, como ela funciona, a sua situação atual, o mercado em que atua, os caminhos e objetivos traçados, conheça a estrutura e dinâmica da empresa e do segmento em que ela atua, os produtos e serviços oferecidos, os concorrentes, o público-alvo, entre outros.
10º.) Busque um plano de mentoria, em especial, para acompanhá-lo em sua primeira iniciativa. Dê preferência àqueles com experiência na área, que já tenham vivenciado o dia a dia de um conselho. Sem dúvida, você poderá obter dicas valiosas.
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Autora:
Fatima Merlin é fundadora e CEO da Connect Shopper, Conselheira Consultiva Certificada ConCertif ®N1 pela CelintBra®. Associada desde 2020 e Membro do Comitê Temático de Educação e Conteúdo da Associação Brasileira de Conselheiros Consultivos, na Gestão 2021/2022. Atua em Conselhos de varejo, TI e Educação. Mentora e Palestrante, Co-idealizadora e fundadora do Mulheres do Varejo. Vice-Presidente da Abmparo e Coordenadora Técnica da Associação ECR Brasil e Nordeste e ABRAFARMA. Master Coaching pelo IBC, Mestre em comportamento do consumidor, MBA em Marketing, economista, especializada em varejo, pesquisa em marketing, gerenciamento por categoria, atuando há mais de 30 anos nestas áreas. Professora de Varejo, Pesquisa de Marketing e Comportamento do Consumidor É articulista em diversas revistas especializadas como SuperHiper, Super Varejo e Guia das Farmácias. Palestrante em diversos eventos empresariais e instituições de renome. Autora dos livros Meu cliente não voltou, e agora?, Shoppercracia com a versão em inglês via ebook Shoppercracy e Varejo Conectado: Decisões Orientadas por dados pela editora Poligrafia https://www.linkedin.com/in/fatimamerlin/