Acabei de ler 48 sinônimos da palavra estratégia no site www.sinonimos.com.br. E o que isso quer dizer? Que somos privilegiados em abundância desde a língua que falamos ao país que podemos agregar todo nosso saber em Governança Corporativa para deixar um legado e fazer o bem para as atuais e futuras gerações.
Assim, nesse primeiro artigo deste novo ano, usarei as palavras, e palavras mudam o mundo da Alice e de todos nós, em frases que estarão em nosso repertório de Conselheiros Consultivos, para mover o mundo em direção às mudanças que sabemos serem justas, importantes e congruentes.
1. Estratégia significa planos que objetivam a organização: planos, táticas, técnicas, meios, métodos, sistemas, processos, procedimentos, critérios, planejamentos, parâmetros, estratégicas.
Exemplo: É importante que esse board crie estratégias para expandir os negócios.
2. Estratégia significa habilidades para fazer alguma coisa: habilidades, espertezas, talentos, espíritos, aptidões, habilitações, gênios, sagacidades, engenhos, perícias, astúcias, engenhosidades, mestrias.
Exemplo: Nossa estratégia em implantar e acompanhar os Grupos Temáticos surtirão resultados consistentes.
3. Estratégia significa esquemas executados para atingir um objetivo: esquemas, enredos, armações, artes, truques, manhas, dolos, fraudes, tretas, expedientes, giros, logros, tramoias, artimanhas, manobras, armadilhas, tramas, artifícios, embustes, ardis, subterfúgios, estratagemas, esparrelas.
Exemplo: Em nosso Estudo de Riscos e Vulnerabilidades encontramos as estratégias e vamos anulá-las para fortalecer a marca e reduzir os prejuízos.
Na palavra de um Conselheiro Consultivo emerge o pensamento, que traz à tona a argumentação embasada pela inteligência aliada a dados e à experiência!
2022 é o ano da estratégia
Podemos até tentar raciocinar e tomar decisões sozinhos, mas com os passar das horas do dia e dos dias da semana reverberando um problema a solucionar, não há insights e sim desgaste e mais do mesmo!
Costumo dizer que durmo com o problema e acordo com a solução. Uso um pouco também da neurociência para essa atitude. Dormir promove a faxina cerebral necessária ao novo.
O coletivo, além de propor o diverso em dados e interpretações, gera empatia, sinergia e todas as filias, até a antipatia, e todas necessárias a pontos de vista divergentes ou consensuais, que se transformarão na oportuna decisão. Neurociência explica!
E, por isso, também celebramos novos anos. Porque desejamos que no romper das 12 badaladas noturnas de 31 de dezembro, o pó do antigo, do envelhecido e do desnecessário desapareça.
E temos a transformação mental dos 3% de motivação por viver o Réveillon…
E do dia 2 de janeiro em diante, seguem os 97% de trabalho cognitivo e intelectual cercados de determinação, metas e propósitos, que ditam as verdades das promessas de Ano Novo.
2022 exige técnicas, táticas e planejamentos com sagacidade e maestria, eliminando as armações e armadilhas. E nós, Conselheiros Consultivos Certificados da ABC³, estamos prontos para te apoiar.
Juntos somos mais fortes. E mais estratégicos!
#ABC3
#ConselhosConsultivos
#GovernançaCorporativa
#ConselheirosConsultivosCertificados
Acesse o site www.abc3.org.br e siga as novidades nas redes sociais.
Autora:
Adriana Abud é Médica, Ouvidora e Conselheira Consultiva Certificada ConCertif®N1. Diretora, Board Member e fundadora da ABC³ – Associação Brasileira de Conselheiros Consultivos Certificados. Atua como Consultora de Negócios da Cadeia de Alimentos pelo APP Ouvidoria Alimentar®. Expert em ESG e Cultura de Segurança dos Alimentos, sendo reconhecida como voluntária destaque do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos pela FAO/OMS/ONU.