Teve a sensação de que algo estava mudando ao seu redor, mas não compreendia como, onde, por que ou quem o fazia?
2020 será um ano marcado nos anais da história por uma pandemia viral inédita e com consequências sócio-econômicas equiparadas a uma guerra civil mundial, mas também, inesquecível por uma trupe de experts, que decidiram que sua talentosa atuação já não poderia estrelar apenas em uma única empresa e que desbravaria novos desafios com uma nova modelagem: a Governança Corporativa Integrativa.
Tal qual fenômenos naturais, ecossistemas de negócios possibilitam que teorias ecológicas sejam totalmente aplicáveis na seara humana. Compreender a sistemática biológica que se preocupa com o estudo das relações estabelecidas entre os seres vivos e destes com o meio ambiente em que vivem, provoca novas ideações esclarecedoras de como o novo mundo pós pandemia exigirá grandes transformações, principalmente por quem pode ajudar nas tomadas de decisões no ambiente empresarial.
Eu falo, especificamente, da Cascata Trófica, uma teoria que se refere ao processo que tem início no topo da cadeia alimentar e que se propaga até sua base, e que envolve mudanças reais e efetivas na estrutura de um ecossistema. É, inclusive, exemplo para se explicar a condição de que a propagação do efeito de uma perturbação em um determinado nível para os demais níveis de uma cadeia aumenta ou diminui o tamanho das populações. E as transformações vindas deste impacto transformam o mundo, ou pelo menos, aquilo que precisa ser alterado à nossa volta!
A teoria em si é muito bem explicada em um rápido documentário sobre os lobos do Parque Yellowstone, que foram caçados por mais de dois séculos, pela ânsia capitalista de terem suas peles vendidas a preços altíssimos aliada à má reputação das alcateias, os bandos dos lobos, sempre vinculadas à agressividade. Foram, inclusive, extintos. Sem os lobos, as populações de veados, cervos, alces e gamos cresceram sem controle e houve significativa redução da vegetação dos campos e vales que, por sua vez, impactou sobremaneira os rios da região.
Com a degradação ambiental e um distúrbio de populações, promoveu-se refaunação dos lobos ao fim do século XX. E, enfim, esse evento influenciou a vida e o comportamento das outras espécies da cadeia trófica e reconstituiu ecossistemas e nichos ecológicos que influenciaram, por sua vez, a vida de outras espécies de níveis tróficos mais baixos até a regeneração da vegetação dos campos e vales.
Então, surpreendentemente, constatou-se que até os rios mudaram em resposta à volta dos lobos e passaram ter maior fluidez e estabilidade em seu curso.
Sim, os lobos alteraram os cursos dos rios!
Você consegue compreender que estamos vivendo essa possível transformação?
A ABC³, Associação Brasileira de Conselheiros Consultivos Certificados, consegue, como por premissa, assimilar a Cascata Trófica que as melhores práticas de Governança Corporativa promovem no ecossistema com 40 profissionais audaciosos e competentes.
Os Conselheiros da ABC³ são como os lobos que vivem em grupos, onde ocorre a divisão de tarefas e se autocontrolam para alcançarem longevidade e sustentabilidade do bando, principalmente, por autocuidados e pela ágil integração a grupos de outros membros, em parcerias ganha-ganha.
É a alcateia que escolhi me unir em um mundo que precisa equilíbrio da fauna, flora e da nova raça humana pós pandemia.
Acesse o site www.abc3.org.br e siga as novidades nas redes sociais.
Veja o vídeo www.youtube.com/watch?v=S1wR9HBC49M
Autora:
Dra. Adriana Abud é Médica Ouvidora e Conselheira Consultiva Certificada ConCertif ®N1 pela CelintBra®. Associada desde 2020 e Membro do Board como Diretora, Facilitadora do Comitê Temático de Estratégia e Marketing e Secretária da Diretoria da Associação Brasileira de Conselheiros Consultivos, na Gestão 2021/2022.