Ser capaz de separar o que é urgente do que é realmente importante é uma habilidade essencial em uma empresa, tal qual de uma doceira ao fazer doces cristalizados em uma tarde fresca de primavera.

Uma iguaria tão singela da nossa típica culinária brasileira é também uma sutileza da vida de nossa poetisa e contista Cora Coralina (1889 – 1985). Após seu marido falecer, sustentou seus filhos com a arte das doceiras do interior.

Um dia me apresentaram sua vida e obra como uma grande revelação da sabedoria do passar dos anos e de uma mulher profícua, pois suas obras de arte escritas apenas foram reveladas ao público quando tinha 75 anos bem vividos. A menina de Goiás encantou e versou sobre a rotina do dia a dia. E sem pressa. Escrevia entre a limpeza das frutas, mas sempre com atenção a tornar o açúcar calda e depois aguardar o apurar por horas os sabores e perfumes das especiarias.

Mas, ela escrevia desde os seus 14 anos, quando ainda se chamava Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas. Cuidou de filhos, cozinhou, trabalhou em outros tantos lugares e escreveu contos e livros. Viveu com alta produtividade a nossa poeta!

E a leveza de sua narrativa possibilita uma reflexão oportuna da versão antagônica da dureza do ambiente corporativo e suas metas e prazos, e novas tarefas e ações, e muito mais reações e as necessárias estratégias…aos momentos simples de saber fazer o que se deve e o dar a quem é de dever fazer os demais afazeres!

É a sabedoria de saber a diferença entre o urgente e importante. Você sabe a diferença?

É a sabedoria de saber a diferença entre o urgente e importante. Você sabe a diferença?

Importante é o que traz resultados, é relevante e se refere a valor. São tarefas que merecem prioridades. 

Urgente refere-se a prazo, exigindo atenção imediata para execução da tarefa.

A vida precisa ter propósitos e há de se dar prioridades a o que precisa ser feito, de acordo com a sua real prioridade, com prazer e positivamente, em vez de reagir defensivamente e com geração de estresse e fadiga. E perder tempo!

Por isso, um Conselheiro Consultivo Certificado tem como ferramental a Caixa de Eisenhower, matriz muito bem explicada por Stephen. R. Covey em seu livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.

A ideia da caixa é simples. E ela vem de um grande mestre em gerenciamento de recursos, prazos e de conquistas: o 34º Presidente dos Estados Unidos da América, Dwight D. Eisenhower.

Faça uma lista de todas as tarefas que a empresa deve cumprir no dia, na semana ou em qualquer outro intervalo de tempo.

Desenhe um retângulo e divida no meio da altura e do comprimento, formando 4 quadrantes. O eixo da altura é o do menos ao mais importante. O do comprimento ou horizontal o do mais ao menos urgente.

De posse da lista, escreva as tarefas numa matriz de decisão de forma a tornar as escolhas do que fazer, do que não fazer e do que delegar, mais fáceis, e direcionar as ações para a realização de metas mais importantes.

Serão assim divididas as tarefas:

  • As urgentes e importantes, que você e sua staff de experts farão imediatamente, independente de quão fácil ou difícil sejam;
  • As importantes, mas não urgentes, que serão agendadas para um tempo adequado;
  • As urgentes, mas não importantes devem ser delegadas a outra pessoa ou equipe;
  • E as nem urgentes nem importantes serão eliminadas, para que a empresa saiba usar seus recursos “tempo e pessoas” no que realmente traz: lucratividade, crescimento, sustentabilidade e reputação, compreendendo a frase: “Procuro suportar todos os dias minha própria personalidade renovada, despencando dentro de mim tudo que é velho e morto. ” de Cora Coralina.

Há urgência na vida das empresas sob a ótica da Governança Corporativa, e há importância em as estar dirigindo com sabedoria.

E a menina Ana reinventada, olharia para o Pomar da Casa Velha da Ponte e diria: está no tempo de adubar o solo das plantas.

Acesse o site www.abc3.org.br e siga as novidades nas redes sociais.

Autora:

Dra. Adriana Abud é Médica Ouvidora e Conselheira Consultiva Certificada ConCertif ®N1 pela CelintBra®. Associada desde 2020 e Membro do Board como Diretora, Facilitadora do Comitê Temático de Estratégia e Marketing e Secretária da Diretoria da Associação Brasileira de Conselheiros Consultivos, na Gestão 2021/2022.