Como está o planejamento estratégico do seu negócio?  

Se você demorou para responder à questão, este é um sinal de que você precisa dar mais atenção ao plano que define desafios e objetivos a curto, médio e longo prazo.  

Uma organização pode contar com diversos agentes para tirar os planos do papel e ver suas metas tomando forma e trazendo resultados. O Conselho Consultivo é uma das esferas que podem contribuir com o planejamento estratégico.  

De fato, o papel do conselho profissional é fomentar e controlar o processo estratégico das organizações. Ele se apoia em boas práticas de governança corporativa para garantir que o negócio esteja alinhado às questões mais importantes. Por isso, faz todo sentido envolver o Conselho Consultivo também no desenvolvimento e acompanhamento do planejamento estratégico. 

Neste artigo você vai compreender por que um planejamento estratégico acompanhado pelo conselho consultivo é o diferencial para os negócios alcançarem resultados e garantirem a satisfação dos stakeholders.  


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1. O que é e a importância do planejamento estratégico

2. Diferenciais entre planejamento estratégico, digital, tático e operacional

3. Como fazer um planejamento estratégico na sua empresa

 

1 – O que é e a importância do planejamento estratégico 

O planejamento estratégico é uma ferramenta da gestão organizacional, promovido pela alta gestão de uma organização, envolvendo diretores, sócios e acionistas. Os negócios que já têm o Conselho Consultivo também podem contar com o órgão colegiado para estruturar seu planejamento. 

Este instrumento é fundamental para orientar a empresa em diferentes níveis, sempre os conectando, em prol de um objetivo principal. Um bom planejamento estratégico deve conter: 

  • diagnóstico atual do negócio; 
  • cenário do mercado; 
  • principais objetivos; 
  • estratégias e ações para tornar os objetivos possíveis; 
  • métricas de desempenho; 
  • cronograma de ação; 
  • definição de responsáveis e equipes envolvidas e 
  • cronograma de revisão do plano;  

2 – Diferenciais entre planejamento estratégico, digital, tático e operacional 

Com tantas frentes de atuação, é comum que os gestores empresariais convivam com uma diversidade de planejamentos ao longo do ano – o estratégico, o tático, o operacional e o digital.  

O fato é que, quando estão bem elaborados, todos os planejamentos fazem parte de um grande plano em prol dos resultados do negócio. Ou seja, os planejamentos precisam dialogar e se complementar.  

Ainda assim, cada um deles tem características próprias. Entenda: 

  • planejamento estratégico: traça objetivos a médio e longo prazo, mostrando onde a empresa quer chegar; 
  • planejamento tático: cria o plano de ação para alcançar os objetivos do planejamento estratégico;  
  • planejamento operacional: apresenta as tarefas aplicadas na rotina da empresa; 
  • planejamento digital: focado nas estratégias que a empresa adota no meio digital: 

3 – Como fazer um planejamento estratégico na sua empresa 

De maneira sucinta, podemos dizer que um planejamento estratégico deve ser feito em três etapas principais:  

1) diagnóstico/avaliação;  

2) identificação de objetivos e  

3) definição de ações para alcançar metas.  

Certamente existem diversas metodologias e instrumentos para serem utilizados, como:  

  • a análise SWOT (sigla para as palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças);  
  • a identificação de objetivos com o Busines Model Canvas e  
  • a aplicação do OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave em português), por exemplo.  

No entanto, o essencial é manter sempre sob perspectiva os pontos que devem conter no planejamento estratégico, que trouxemos no início deste artigo.  

Estratégia é “a direção e o escopo de uma organização ao longo prazo, a qual atinge vantagem em um ambiente em transformação através da configuração de recursos e de competências.” (JOHNSON ET AL ., 2009) 

4 – Porque envolver o conselho consultivo no planejamento estratégico 

O Conselho Consultivo expande a visão do negócio em todas as suas dimensões. Assim, os conselheiros, como especialistas em suas áreas de atuação, são capazes de enriquecer o planejamento estratégico a partir das suas experiências. 

Quando o conselho é formado por conselheiros consultivos profissionais, essa expertise é potencializada.  

Desta maneira, o conselheiro contribui ainda com boas práticas de governança corporativa, promovendo fortalecimento para a ESG, que são fundamentais para um planejamento estratégico conectado com os desafios da atualidade.  

Ademais, cabe ressaltar, o Conselho Consultivo é um órgão independente, que está comprometido com o sucesso da organização e a satisfação dos stakeholders.  

Sendo assim, os conselheiros também contribuem com a mediação entre os interesses de sócios e acionistas, diretores e colaboradores na hora de apresentar seu parecer sobre o planejamento estratégico. O Conselheiro Consultivo tem como responsabilidades entender e separar temas estratégicos entre sociedade e operação. 

5 – Qual o papel do conselho consultivo no planejamento estratégico da organização  

O papel do Conselho Consultivo, é promover o aconselhamento dos líderes para melhores decisões de gestão para a empresa em equilíbrio com o interesse dos stakeholders. Apoiado nestas premissas, o órgão pode atuar em diferentes momentos do planejamento estratégico.  

Nas etapas iniciais, o conselho pode atuar alimentando os gestores com avaliações técnicas, recomendações especializadas e dados de mercado.  

Além disso, também podem realizar suas sugestões para a empresa a serem validadas pelos diretores antes de finalizar o planejamento estratégico.  

Por fim, ao longo do ano o conselho pode acompanhar os resultados do planejamento estratégico, avaliando e propondo maneiras de ajustar métricas. 

6 – Benefícios do conselho consultivo no planejamento estratégico 

Entre os ganhos para o planejamento estratégico promovidos pelo órgão colegiado estão: 

  • Disciplina: um dos princípios do conselho consultivo é seguir processos e metodologias da governança corporativa, que exigem consistência e disciplina – necessárias para persistência na busca pelos objetivos do planejamento;  
  • Tomadas de decisões assertivas: com o aconselhamento de especialistas, as tomadas de decisões frente ao planejamento têm mais chances de serem sólidas e confiáveis; 
  • Diversidade: os conselheiros trazem uma diversidade de experiências e visões, contribuindo para evitar pontos-cegos ou práticas prejudiciais para o negócio, assim o planejamento agrega mais perspectivas para definição de objetivos e métricas; 
  • Competitividade: com mais disciplina, certeza nas decisões e diversidade de perspectivas, certamente seu planejamento estratégico torna-se mais competitivo, diferenciando-se dos concorrentes que não contam com um Conselho Consultivo. 

A verdade é que estes benefícios podem ser aplicados e vistos em diferentes momentos da empresa, como, por exemplo, no processo de internacionalização ou transição sucessória. No entanto, com o planejamento estratégico o conselho consultivo pode atuar trazendo pareceres especializados com base no desempenho metrificado, em diálogo com as boas práticas de governança. 
 

Seu negócio já conta com um conselho consultivo? Como são realizados seus planejamentos estratégicos? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe seus desafios e aprendizados.