Pense na regra básica do investidor: diversificar sua carteira de investimentos. No mundo financeiro, a recomendação visa maximizar os retornos e minimizar os riscos ao longo do tempo.  

No mundo dos negócios, a diversidade empresarial tem objetivo semelhante: reúne diferentes perspectivas para sua empresa e, como resultado, traz mais sustentabilidade a longo prazo.  

Neste artigo, você vai entender o motivo da diversidade ser o caminho para sua organização alcançar o sucesso e conhecer algumas ações para implementar a diversidade social na sua empresa.  


Menu de navegação

1. Porque a diversidade e representatividade são importantes para sua empresa

2. Múltiplas experiências enriquecem o resultado da empresa

3. Como diversificar a empresa

4. Comprometimento com a diversidade

 

1 – Porque a diversidade e representatividade são importantes para sua empresa 

Aqui vai outro exemplo para considerar a importância da diversidade: já pensou em comer todos os dias apenas pizza?  

Por mais saboroso que o prato possa parecer, o fato é que ele não oferece todos os nutrientes necessários para seu corpo funcionar com saúde.  

Você até pode ter uma empresa com baixa diversidade que seja bem-sucedida, mas estudos garantem: empresas que investem em políticas de diversidade têm resultados melhores.  

Foi o que mostrou o levantamento da McKinsey, revelando que os resultados das empresas aumentavam até 21% nas equipes executivas com diversidade de gênero e 33%, em equipes com diversidade étnica e cultural. 

Ademais, a diversidade social está alinhada com os preceitos das boas práticas de ESG (Environmental, Social e Governance), que visa promover, entre outros pontos, a igualdade de gênero e diversidade nas organizações.  

Assim, a diversidade nas empresas atua também como fator de diferenciação para conquistar a atenção dos investidores.    

2 – Múltiplas experiências enriquecem o resultado da empresa 

Os benefícios da diversidade para as organizações são inúmeros.  

De modo amplo, podemos citar a riqueza de experiências, o reconhecimento de diferentes realidades, problemas e visões, além do caldeirão cultural que se forma. 

Contudo, não são apenas vantagens intangíveis que a diversidade promove para as empresas. Na prática, não é difícil pensar em como um ambiente que reúne diferentes experiências ganha com: 

  • mais criatividade e, consequentemente, mais inovação e  
  • diversificação e ampliação na base de clientes. 

Neste sentido, podemos considerar a diversidade de: 

  • Gênero; 
  • Etnia; 
  • Idade; 
  • Nacionalidade; 
  • Renda; 
  • Física – pense, por exemplo, nas pessoas com deficiência (PCD); 
  • Formações; 
  • Experiências e 
  • Backgrounds.  

Todas essas pessoas passam por vivências únicas e podem trazer olhares singulares sobre sua empresa e aspectos estratégicos que você pode não estar enxergando. Valioso, não? 

Agora que você já sabe como a diversidade é imprescindível para um negócio sustentável, deve estar se perguntando como tornar esta proposta em realidade. Adiantamos que demanda esforço e comprometimento.  

A seguir, reunimos algumas recomendações que vão contribuir para implementar a diversidade na sua empresa.   

3 – Como diversificar a empresa 

Apesar das vantagens culturais e competitivas da diversidade nas empresas, uma pesquisa da PWC revelou que apenas 5% das organizações estão tendo sucesso nas principais dimensões de um programa de Diversidade e Inclusão (D&I). 

Uma das possíveis causas para essa situação pode estar relacionada com o ambiente de trabalho que receberá os novos integrantes da empresa.  

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência das Nações Unidas (ONU), apesar da preocupação de 87% das empresas em promover a diversidade, apenas 60% dizem ter um ambiente preparado para sua efetivação.  

Portanto, não basta a intenção de promover a diversidade, é necessário atuar ativamente e a longo prazo, considerando que se trata de uma mudança cultural.  

Entre algumas das frentes de atuação que vão contribuir para diversificar a empresa estão: 

Implementar em vários níveis 

A diversidade social na empresa pode (e deve) estar presente em vários níveis da empresa, e não abarcar apenas os colaboradores.  

Diretores, gestores e conselheiros que trazem diferentes bagagens culturais tornam a empresa mais competitiva e, em conjunto, podem promover um olhar complementar sobre as diretrizes estratégicas da organização.  

Promover capacitação de lideranças 

Não basta contratar uma diversidade de pessoas, as lideranças devem estar preparadas para desenvolver determinadas habilidades que talvez não sejam tão necessárias em equipes menos diversas.  

Empatia, gestão de conflitos e abertura para o diálogo são soft skills essenciais para um líder de uma equipe diversa e inclusiva. Nesse sentido, contar com uma consultoria de recursos humanos pode ser uma boa alternativa para qualificar as lideranças. 

Criar metas de Diversidade e Inclusão  

A união entre a equipe de Recursos Humanos e de Governança da empresa pode apoiar na adoção de metas, que permitirá avaliar a implementação e avanços, ou retrocessos, em relação à política de diversidade social.  

Mais do que projetar um número ideal, as metas de diversidade são necessárias para identificar o estado e o desenvolvimento da empresa, definir prioridades e formalizar atividades em relação ao tema.  

Proporcionar dinâmicas de inclusão  

Uma empresa inclusiva de verdade precisa criar um ambiente seguro para que a diversidade realmente ganhe espaço e possa trazer os benefícios esperados. 

Além de dinâmicas entre colaboradores, o ideal é proporcionar dinâmicas entre todos os integrantes da equipe. O intuito é promover o reconhecimento de que, independentemente de suas singularidades, cada pessoa pode trazer conhecimentos, experiências e perspectivas que enriquecem a organização.  

Realizar recrutamento afirmativo 

O recrutamento afirmativo é uma modalidade de recrutamento em que as oportunidades de emprego são intencionalmente oferecidas para grupos minoritários.  

Para ilustrar, imagine que sua equipe comercial é composta majoritariamente por homens brancos de até 35 anos.  

Assim, uma nova vaga pode ser ofertada para mulheres, pessoas negras, pessoas com mais de 50 anos ou de uma outra nacionalidade, por exemplo. Deste modo, a equipe pode ganhar mais pontos de vista, mais criatividade e mais competitividade.  

4 – Comprometimento com a diversidade 

A diversidade e a representatividade são essenciais para qualquer organização, seja ela empresarial, associativa ou sem fins lucrativos.  

Por outro lado, como mostramos, a diversidade empresarial demanda mais do que boa intenção e foco nos resultados.  

É necessário comprometer-se e, especialmente, responsabilizar-se durante todo o processo. Conte com profissionais especializados em recursos humanos e governança corporativa para implementar sua estratégia de diversidade empresarial. 

Gostou deste artigo? Aproveite para acompanhar mais recomendações de governança e gestão empresarial em nossas redes sociais, estamos no LinkedIn, Instagram e Facebook.